sábado, 15 de março de 2014

A conjuração Mineira

em 1760, as jazidas de ouro de Minas Gerais  começaram a esgotar mas o governo português continuou  cobrando altos impostos  e proibindo a instalação de indústrias no Brasil. Essa política empobrecia o povo e aumentava a insegurança em Minas Gerais.

Em 1788, chegou um novo governador geral enviado por Portugal anunciou que ia haver uma derrama, ou seja, a cobrança forçada dos impostos atrasados essa derrama fez um clima de revolta para a população; a capitania de Minas Gerais  devia a Portugal mais de 5 toneladas de ouro. Os habitantes de Minas Gerais Justificaram dizendo que não podiam pagar pois as jazidas estavam começando a se esgotar. as autoridades de Portugal afirmavam que o ouro estava sendo desviado.

Reagindo a essa situação homens membros da elite de minas começarão a se reunir em Vila Rica para planejar uma rebelião  contra o governo português.
Eram em sua maioria homens ricos que temiam perder tudo no dia  em que a derrama fosse aplicada.

Entre eles estava também um homem que tinha sido dentista prático,tropeiro,garimpeiro que aos 30 anos tinha se tornado militar esse homem era o alferes Joaquim João da Silva Xavier,conhecido por todos como Tiradentes. 
Tiradentes fardado.

Inspirados nos norte americanos e no iluminismo, os conjurados defendiam:a independência de minas gerais; a proclamação de uma republica com capital em São João del Rei;a criação em vila rica de uma universidade e uma casa da moeda para controlar a emição de dinheiro na capitania.


a bandeira da republica mineira teria a inscrição libertas quae sera tamem, que significa liberdade ainda que tardia. 
bandeira de minas gerais.


Os conjurados tinham muitos planos mais careciam de apoio popular e de armas. A rebelião foi denunciada por muitas pessoas e não chegou a ocorrer; um de seus delatores, o coronel  Joaquim Silverio dos Reis,contou os planos dos conjurados para o visconde de Barbacena(Governador) em troca do perdão de uma divida que tinha adquirido com Portugal e foi perdoado.

o governador suspendeu a derrama e começou a iniciar uma perseguição aos envolvidos,Tiradentes e os demais foram presos.A rainha de portugal D.Maria I ordenou a abertura de  dois processos um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. O julgamento durou 3 anos; 11 conjurados foram condenados a forca. Depois as sentenças mudaram: somente Tiradentes foi condenado a morte. Os demais receberam a pena de  exílio nas colônias portuguesas da África . Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

3 comentários: